Sua criança não está falando? Pode ser Apraxia da Fala!

MAS O QUE É ESSA APRAXIA?

Apraxia de fala não é apenas um atraso na fala,ao contrário, é um distúrbio motor para produzir os sons da fala, ou seja, um distúrbio instável, dinâmico e que pode persistir até a idade adulta e no qual os parâmetros espaço-temporais dos movimentos da fala estão comprometidos. (American Speech-Language-Hearing Association, 2007).

Quais são os sinais que uma criança com Apraxia pode apresentar?  

O Bebês podem apresentar-se mais quietos e  vocalizam/balbuciam pouco. As primeiras palavras como “mamãe” e “papai” aparecem bem mais tarde (depois de 14 meses) e geralmente compreendem tudo o que falamos com ela, mas ela não conseguem se expressar bem. Não consegue produzir adequadamente os sons da fala. Apenas as vogais ou as primeiras sílabas ou ainda, consegue apenas falar os sons mais fáceis como o som o P, do M e os demais não consegue.

 

- Podem ter dificuldade para mastigar algumas consistências (por exemplo, demora para mastigar um pedaço de carne. Também Podem ter dificuldade para escovar os dentes.

 - Os movimentos como colocar a língua para fora, lateralizar a língua dentro e fora da boca podem estão alterados. O sopro é fraco (ela tem dificuldade para encher bexigas, para soprar língua de sogra, etc).

- Pode ter uma fala monótona (dificuldade com a entonação). Parece falar sempre no mesmo “tom”.

-Pode ter uma coordenação motora global não muito organizada: são crianças desajeitadas no correr, no pular.

- Pode ter histórico familiar para atraso na fala. O pai, a mãe, o avô, a bisavô, um primo...enfim alguém da família, pode ter tido também dificuldade para falar.

- Crianças com Apraxia pode ter dificuldades escolares.

 

   Crianças com Apraxia também podem ter dificuldades emocionais: os pais percebem que a criança até tenta falar, mas não consegue e isso pode causar frustração, baixo auto-estima. Algumas crianças ficam agressivas e irritadas.São vários os fatores que podem interferir no desenvolvimento da fala, desde dificuldades auditivas, falta de estímulos, síndromes genéticas até mutismo seletivo.

Mas se você percebe uma dificuldade no desenvolvimento da fala de seu filho ou filha, procure um Fonoaudiólogo para uma avaliação. O atendimento fonoaudiológico é essencial para uma criança com Apraxia de Fala. E a participação dos pais é fundamental para melhor desenvolvimento da terapia!

 

Acompanha-me no Facebook

  • Facebook Metallic