A importância do desenvolvimento da linguagem:

A Fonoaudiologia estuda o desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças de funções fundamentais para a comunicação humana. Algumas destas funções são as auditivas cognitivas, de linguagem oral e escrita e as funções orofaciais (sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala).

Estas funções são tão importantes quanto aprender a andar, pois é o exercício delas que conduz o crescimento da face. Desde a fase intra-uterina, o feto já suga e engole. Estas funções surgem para ajudar a desenvolver a musculatura orofacial, preparando-a para o desenvolvimento das demais funções orais após o nascimento.

Depois do nascimento, outras atividades surgem, como a respiração - responsável por executar trocas gasosas entre o organismo e o meio, fornecendo oxigênio. Teoricamente, enquanto o bebê realiza o exercício de sugar e engolir durante a amamentação, ele está amadurecendo estas funções iniciais e preparando os músculos da face para o despertar da mastigação.

Entre os seis e sete meses de vida, aparecem os primeiros dentes na criança. Com eles, iniciam os movimentos rudimentares da futura mastigação e são introduzidos outros alimentos além do leite materno. A mastigação não se inicia após o surgimento dos primeiros dentes, porém, com a alternância das consistências alimentares, ela já está sendo estimulada. Apenas após a erupção dos dentes de leite que a mastigação torna-se uma função condicionada.

Em relação aos sons da fala, eles passam a ser observados nas primeiras interações  entre o bebê e a mãe. Apesar da execução das funções orais serem trabalhadas nos primeiros meses, as primeiras palavras poderão tardar um pouco a serem ditas, surgindo apenas por volta do primeiro aninho de idade. Os movimentos necessário para a produção da fala tem inicio junto com o surgimento dos primeiros dentinhos, aos seis e sete meses, e dai pra frente, seu desenvolvimento dependerá do bom desempenho das demais funções, respiração, sucção, deglutição e mastigação.

Além das demais funções essenciais para o bom desempenho da fala, é imprescindível a interação de pais e filhos no processo de aprendizagem. É  o contato com os adultos que guiará as crianças a adotarem um modelo de linguagem. A respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala, tornam-se, portanto, funções essenciais para a vida

Acompanha-me no Facebook

  • Facebook Metallic