Dicas para manter a saúde vocal

     Abuso vocal, infecções, traumatismos ou tumores são algumas causas das alterações vocais. Estas alterações podem dificultar a comunicação e a transmissão de informações, já que a voz é considerada um meio de comunicação para o ser humano. Por isso, cuidar das cordas vocais é essencial! Para entender mais sobre o assunto, a Bem-Estar deste mês conversou com a mestre em saúde e especialista em voz, fonoaudióloga Sabrina Tolentino da Silva.
     Sabrina  explica que alguns cuidados são imprescindíveis para quem quer ter uma voz saudável, como, por exemplo, evitar ingerir bebidas alcoólicas, gaseificadas – como os refrigerantes - e as que contêm cafeína em sua composição, como o chá preto e o café. Na lista do que evitar, ela também ressalta que as cordas vocais não devem ser utilizadas em excesso. “Também é fundamental evitar fumar – já que o tabaco, além de prejudicar a qualidade da voz, pode causar câncer de pulmão e de faringe”. 
Outro fator essencial e que contribui para a saúde da voz, é estar atento aos sintomas de possíveis infecções respiratórias

     “Nestas situações, o repouso vocal é o mais indicado para a recuperação”, destaca. Sabrina orienta que, se não houver melhora dos sintomas entre duas e quatro semanas, é importante procurar um otorrinolaringologista, principalmente se a pessoa for fumante. 
A fonoaudióloga ainda alerta para a quantidade de água ingerida diariamente, já que estar bem hidratado contribui para a manutenção da saúde da voz. “Beber de seis a oito copos de água diariamente é uma das atitudes que ajudam a manter as cordas vocais hidratadas”, finaliza.

 

Acompanha-me no Facebook

  • Facebook Metallic